Tema - Escola: Espaço de Aprendizagem e Acolhimento
A SRE Ponte Nova em seus cinquenta e sete anos de existência (Lei de Criação 2.610 de 08-01-1962), promoveu vinte e quatro momentos de estudo e reflexão. Completamos vinte e cinco anos de Seminário. Vinte e cinco anos de história... de luta... de vontade de acertar... de vontade de caminhar...
Segundo o Aurélio, Seminário é um “meio no qual algo se origina e do qual se propaga”. É também “canteiro onde se semeiam vegetais que depois serão transplantados”. A SRE Ponte Nova espera ter plantado uma pequena semente para frutificar ações pedagógicas de sucesso nas escolas de sua jurisdição.
Nos dias 07 e 08 de outubro de 2019, aconteceu no Auditório do Instituto Montessori, o XXV Seminário de Educação da SRE de Ponte Nova, cujo tema foi Escola: espaço de aprendizagem e acolhimento.
O Seminário, coordenado pela Superintendente Regional de Ensino Sra. Rosane Name dos Reis Fialho foi idealizado para os Diretores e Especialistas das Escolas Estaduais; Diretores e Especialistas das Secretarias Municipais de Educação.
O tema nos remeteu a reflexões tais como o direito à igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola, sem qualquer tipo de discriminação, princípio previsto na Constituição desde 1988. A escola se apresenta como o espaço no qual se deve favorecer, a todos os cidadãos, o acesso ao conhecimento e o desenvolvimento de diversas competências, ou seja, a possibilidade de aquisição do conhecimento e sua utilização para o exercício da cidadania. O direito à igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola, sem qualquer tipo de discriminação, devendo tornar uma realidade para todos, sem exceção. Para o acesso, a legislação vigente, para a permanência o acolhimento, a utilização da Pedagogia da Presença.
A SRE Ponte Nova contou com a presença dos seguintes palestrantes que desenvolveram os temas:
Em 07 de outubro de 2019
- Messias Moisés da Silveira Duque, de Jequeri, Graduado em Ciências Contábeis com o tema Rompendo barreiras... tecendo sonhos...
- Robson Araújo, do grupo “Artifícius”, de Coronel Fabriciano, com o tema Proatividade.
- Instituto Crê & Ser de Ponte Nova: Creuza Raimundi Fernandes e Fernanda de Freitas Castro Gomes, com o tema Quem é você como gestor? O gestor da educação e o seu importante papel na sociedade.
- Rosane Soares Moreira Viana do Departamento de Matemática da UFV, com o tema OBMEP: um caminho a ser percorrido.
Em 08 de outubro de 2019
- Maria das Graças Soares Floresta do Departamento de Educação da UFV, com o tema BNCC: arquitetura de uma política curricular com seus riscos e possibilidades para implementação.
- Equipe da EE “Dr. Raimundo Alves Torres“, de Viçosa, com a apresentação Ensino Médio em Educação Integral: uma proposta em construção e
- Wander Torres Costa, de Mariana, com o tema Contribuição da Comunicação não Violenta para a Educação: um novo olhar.
Crédito: Texto – Susana Lúcia do Nascimento
Fotos: Toninho - CIMVALP
Foto - Toninho CIMVALP Para visualizar as fotos, clicar aqui! |
Nenhum comentário:
Postar um comentário