29 de janeiro de 2019

O NTE e suas ações em 2018

Emanuelle Salgado Felga
Equipe Pedagógica do NTE Ponte Nova

“...integração do computador aos processos educativos se revela na clara definição dos objetivos, no estabelecimento de um plano de trabalho flexível, na identificação dos recursos necessários – disponíveis e a providenciar – para implementar ações coerentes com as necessidades educativas dos alunos” (ALMEIDA E ALMEIDA, 1998).

O NTE - Núcleo de Tecnologia Educacional - tem como objetivo gerenciar o uso das tecnologias na SRE - Superintendência Regional de Ensino - e nas Escolas Públicas Estaduais. O setor pertence ao quadro da DIRE - Diretoria Educacional -  e é composto por duas Equipes: Pedagógica, responsável principalmente pelas capacitações e e-mails institucionais dos servidores e; Suporte, responsável por manter os computadores funcionando de forma segura e otimizada para o usuário. As duas Equipes são administradas por uma Coordenação que além de gerenciar as tarefas dos grupos, administra funções como DescarTI Legal, Termos de Compromisso, Internet, Sistema AD e controle dos equipamentos nas Escolas e SRE, na busca por garantir boas condições de trabalho para os servidores, o melhor funcionamento dos equipamentos e sua utilização.

Com muitos desafios os servidores das Equipes do NTE cumpriram, em 2018, o trabalho com muita dedicação por compreenderem que na atualidade é essencial que o cidadão esteja integrado na Era Tecnológica.
A tecnologia, quando seu uso é bem direcionado e planejado, pode contribuir bastante para o Processo de Ensino e Aprendizagem, ao atrair os alunos para o conteúdo lecionado, por ser um instrumento que eles conhecem e gostam de “mexer”.
O futuro profissional de cada criança, jovem, adolescente não pode ser visto sem que eles saibam utilizar as tecnologias de forma consciente com discernimento. Precisam estar preparados para elaborar uma boa apresentação, serem capazes de trabalhar com planilhas e gráficos, saberem elaborar um bom texto, bem formatado, além de estarem melhor preparados para, por exemplo, utilizarem as “máquinas” do dia a dia. Parece inacreditável, mas muitas pessoas não sabem fazer um recebimento comercial através de uma máquina de cartões, não conseguem sacar o próprio salário no Banco, alguns não sabem utilizar nossa “antiga e amiga” calculadora ou uma máquina de cópias. Sem falar na atual e interessante forma de armazenar dados, nas nuvens.

Com base em todas as questões a Equipe NTE tem o cuidado de fazer o trabalho da melhor maneira, para que os computadores funcionem, a Internet permaneça conectada e os profissionais das escolas sejam capacitados para o uso das tecnologias.
No ano de 2018 foi promovido, pela Equipe Pedagógica e Coordenador, para os Diretores de Escolas e Secretários, um Encontro de conscientização para a forma como os mesmos precisam gerenciar as tecnologias, aprendendo também funções básica do Windows 10, Sistema GETI (utilizado para gerenciar o atendimento do NTE), e utilização básica do e-mail Institucional.
Das setenta e oito escolas atendidas pela SRE de Ponte Nova, contamos com a participação de setenta e sete. Esperamos que tenhamos contribuído de alguma forma para melhorar o trabalho dos profissionais nas Escolas.

Além do Encontro Gestores e oficinas: Windows10, GETI e Gmail a Equipe Pedagógica trabalhou com as Capacitações: Demonstração da Lousa Digital; Google Apps; Recursos Didáticos – Programas Educacionais no Linux Educacional SEEMG e Sistema GETI. O Coordenador administrou na SRE uma oficina de Como ligar o Equipamento de Videoconferência.
No total foram 275 (duzentos e setenta e cinco) servidores capacitados das escolas e SRE que participaram de Oficinas promovidas pelo NTE, sendo que alguns servidores da SRE participaram de mais de uma capacitação.

“As tecnologias estão presentes em nosso cotidiano não apenas como forma de suporte, mas de cultura. De fato, ampliam nossa visão de mundo, modificam as linguagens, propõem novos padrões éticos e novas maneiras de apreender a realidade.
É formar pessoas capazes de, através da busca, seleção, análise e articulação entre informações, construir e reconstruir continuamente seus conhecimentos, tirando o máximo proveito dos recursos de que dispõem. ” Equipe Pedagógica do NTE


Bibliografia:
ALMEIDA, E. B. de, ALMEIDA, F. J. - Uma zona de conflitos e muitos interesses – in: Salto para o Futuro: TV e Informática na Educação/ Secretaria de Educação a Distância. Brasília: MEC/SEED, 1998.

Nenhum comentário:

Postar um comentário