7 de fevereiro de 2013

PROINFO - Adesão dos Municípios

O Programa Nacional de Informática na Educação (Proinfo) tem como objetivo promover o uso pedagógico da informática na rede pública de ensino fundamental e médio.

O Programa funciona de forma descentralizada, sendo que em cada Unidade de Federação existe uma Coordenação Estadual do PROINFO.

Em cada SRE/MG funciona o Núcleo de Tecnologia Educacional que tem como objetivo implantar e implementar o uso das TIC's na Educação.



Adesão ao PROINFO utilizando o sistema SIGETEC
(Sistema de Gestão Tecnológica)


Para participar do Proinfo, os municípios têm de seguir três passos: a Adesão, o Cadastro do prefeito e a Seleção das escolas.

Baixar o manual no seguinte endereço: https://www.fnde.gov.br/sigetec/sisseed_fra.php



1º Passo – Termo de Adesão

O Termo de Adesão é disponibilizado no Portal MEC/SEED no seguinte endereço:


Para fazer o download é necessário o CNPJ da prefeitura e depois preencher os dados cadastrais da entidade.

Este termo deve ser salvo no computador e preenchido com os dados do Município/Prefeito e o mesmo deverá assinar conforme a identidade ou documento oficial.

Deverão ser enviadas cópias dos documentos do prefeito, legíveis e preferencialmente autenticados.

Os documentos são:

Documento de identidade; CPF; Comprovante de residência no nome do Prefeito, caso a residência seja locada, enviar a cópia do contrato de locação ou se for no nome do cônjuge, enviar a cópia do comprovante de casamento ou união estável, Ata de Posse do Prefeito e/ou Diploma expedido pela Justiça Eleitoral.

É de extrema importância que a assinatura do Termo de Adesão esteja conforme documento oficial.

A documentação deverá ser enviada para:

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO /SEED/PROINFO

Esplanada dos Ministérios - Bloco L

Edifício SEDE – 1 andar – Sala 119

Brasília – DF

CEP 70047 900



2º Passo - Cadastro do Prefeito

O cadastro do prefeito é feito no seguinte endereço:


Neste passo é necessário o CNPJ e e-mail da prefeitura para preenchimento de dados. Nesta etapa é criado o nome de usuário e senha para que seja possível acessar o 3º passo (seleção de escolas).

Obs: Nos municípios em que ocorreu troca da Administração será necessário fazer nova adesão.

Qualquer problema é recomendado que entrem em contato com o NTE/SRE/Ponte Nova ou com o Proinfo por meio do e-mail proinfo@mec.gov.br ou com o Fala Brasil no número 0800 61 6161, discando a opção 9.

3º Passo – Seleção das Escolas

As seleções de escolas rurais, urbanas e UPGRADE ocorrem em distribuições distintas.

As escolas são pré-selecionadas de acordo com o Censo Escolar e o IDEB do Município. Participarão da seleção apenas os municípios que enviarem a documentação ao Proinfo (Termo de Adesão).

Ao localizar a escola que irá ser selecionada, a mesma deve ter o questionário de infra-estrutura respondido, e caso a infra-estrutura não esteja pronta, responder negativamente colocando a previsão de tempo para ajuste.

Além de responder o questionário, é necessário que seja anexado três fotos da escola, sendo uma da fachada e as outras duas do espaço onde será instalado o laboratório (destacando a parte elétrica e mobília, sendo escola urbana e parte elétrica e grades de segurança, sendo escola rural).

As fotos devem ser colocadas apenas quando a sala estiver pronta para receber e instalar o laboratório.

Enquanto o questionário não estiver com toda a infra-estrutura pronta e com as fotos anexadas, a mesma fica na situação pendente.

Vale lembrar se a escola ficar na situação pendente, conforme as obras forem concluídas, deve se atualizar as informações no SIGETEC e todas estas devem ser salvas na própria página.


Capacitações – 2013

A UNDIME definirá os critérios de divulgação e inscrição de Formadores do curso de Elaboração de Projetos.

Os Formadores da Rede Municipal de Ensino serão treinados para uso do sistema e_Proinfo e Proinfo Integrado(SIPI), como admistradores, pois serão eles que multiplicarão o curso no seu município.

Existe possibilidade de criação de NTM (Núcleo de Tecnologia Municipal) e também a necessidade da prefeitura ter, pelo menos, 1 técnico de suporte para atender as escolas municipais. A Secretaria Municipal interessada deve buscar orientações junto a UNDIME.



Referência:

http://portal.mec.gov.br, acessado em 03/02/2009.

Diretrizes capacitação 2013 - DTAE/SEE/MG



Núcleo de Tecnologia Educacional

SRE – Ponte Nova

7 comentários:

  1. SOU UM aluno de 16 anos. DA ESCOLA DOM OSCAR DE OLIVEIRA,GOSTARIA DE RELATAR ALGUNS ACONTECIMENTOS QUE ESTAO ACONTECENDO NA NOSSA ESCOLA. O DIRETOR SO FICA NO PORTAO DA ESCOLA SABE FAZENDO O QUE?"FUMANDO" NAO DANDO EXEMPLO PARA NOSSOS ALUNOS,NA ESCOLA tenho colegas fazendo uso de drogas dentro da escola.No recreio a policia sempre esta presente ,porque o deretor nao e respeitado porque nao da respeito!
    mas infelismente ele tem o apoio da ispetora CAMILA que o acoberta nos seus atos errados..nao quero revelar minha idEntidade por medo de represarias,poiS ano passado ele espancou sua filha ,foi caso ate de policia deu ate BO.NAO TENDO CONTROLE DENTRO DE SUA CASA SERA QUER VAI TER NA ESCOLA ?

    ResponderExcluir
  2. nossa q absurdo,sera q nao tem nenhuma fiscalizaçao .Aonde vamos parar?

    ResponderExcluir
  3. sou uma aluna da e.e.dom Oscar gostaria de relatar uma coisa q esta acontecendo ja faz um tempao .
    Estao acabando com o nosso patrimonio aos poucos e a direçao nao faz NADA.
    Nao faz um ano q foi inaugurada a escola,todas as portas eram perfeitas .convido a voces a vim ver a situaçao das portas!o mais perigoso :meus colegas se desesperam pois as portas travam e ficamos presos ,apavorados ,gritando aos quatros cantos da escola por socorro (nos tirem daqui)as meninas ficam com medo pois ficam presas com meninos.gritamos apavoradas para alguem abrir a porta.nao estou mentido venham conferir os fatos.pergunte os alunos a realidade da escola chega de contos de fadas,chega de ficçao estamos num mundo real .ficam apresentando ai para voces uma escola dos sonho nao e bem assim a realidade...

    ResponderExcluir
  4. Caro aluno de 16 anos, se a POLÍCIA está sempre presente na escola, infelizmente você não é aluno e não está por dentro da realidade da escola, pois pelo que sei o diretor nunca chamou a polícia para resolver nada escola, Graças a Deus eu ainda não ouvi alar de alunos usando drogas lá, a não ser que você esteja fazendo, e se isso te preocupa tanto porque não dá os nomes a quem está usando drogas, é muito fácil apontar o problema, mas a solução fica por conta do diretor??? até quando os pais, alunos e ANÔNIMOS, vão ficar se escondendo atrás de uma tela de computador e criticar o trabalho dos outros? Venha para a escola e participe, aí sim você vai ver o que é um mundo real, um mundo onde os pais deixam os filhos na escola por conta de professores e diretor e não se importam com o que seus filhos andam fazendo, a escola tem que fazer o papel de psicólogo, médico, pai e mãe... INFELIZMENTE, MUITOS SÓ VÊEM O QUE NÃO ESTÁ SENDO FEITO E É MUITO TRISTE VER CRIANÇAS,CHEGANDO MOLHADAS POR CAUSA DE CHUVA, COM FOME NÃO SÓ DE COMIDA MAS PRINCIPALMENTE FOME DE AMOR E CARINHO.

    ResponderExcluir
  5. Pelo que eu conheço do diretor, ele é muito carinhoso com todos os alunos,não tendo histórico nenhum de violencia em seus varios anos de magistério, e olha que ele é elogiado em todas as escolas pelas quais ele passou, problemas PARTICULARES, todos tem, mas isso não afeta em nada a vida profissional de quem tem ética para trabalhar, as portas eu já observei e ele me mostrou a qualidade dos materiais usados foi muito ruim, e você esqueceu de mencionar as canaletas que estão caindo por falta do apoio que a firma não colocou; das infiltrações nas paredes; das telhas rachadas e goteiras; dos muros trincados; das lâmpadas que nunca funcionaram, isso tudo também será culpa do diretor? Se a conservação da escola é o que importa, convide seu pai, os seus amigos, como você é aluno desta escola que te preocupa tanto, ajude a mantê-la, o diretor é um só, mas a Comunidade é um todo, organize-se e ajude, é melhor do que ficar difamando o lugar que "VOCÊ" supostamente estuda, não acha?

    ResponderExcluir
  6. Ponte Nova, 08 de abril de 2014.

    Prezado (a),

    Em resposta aos comentários dos dias 25, 26 e 27 de março de 2014, informamos que:

    - O diretor não tem conhecimento de nenhum caso de uso de drogas nem de qualquer interferência da polícia nos horários de funcionamento da escola.
    A SRE sempre orienta e solicita o cumprimento da legislação e do código de ética do servidor, sendo que até a presente data nada consta de falta de responsabilidade do Diretor da Escola no cumprimento do seu dever como servidor público.

    - A escola realmente necessita de reparos que já foram providenciados pelo Diretor da Escola.
    Diante de incidentes, que fogem à prevenção de qualquer pessoa, também já foram combinados procedimentos para serem evitados.
    A direção está atenta às necessidades da escola no âmbito administrativo e pedagógico.

    Serviço de Inspeção Escolar

    ResponderExcluir
  7. Nao vou me calar ,sei de muitas coisas...
    ME RESPONDE ?
    Porque o ATB financeiro pediu,pediu,pediu para sair do cargo em 2013 ?

    ResponderExcluir