27 de março de 2014

Depoimento da professora Analisa C. Barbosa - Perdões/MG

"Alguns dizem que a profissão de professor é como escravidão: trabalha-se muito, ganha-se uma miséria e o reconhecimento é praticamente nulo.
      Em alguns aspectos, eu penso diferente.
      Entretanto, no meu caso, vivo diariamente a magia de ser educadora.
      Fui abençoada com uma turminha de Educação Infantil encantadora. As pequenas atitudes deles me fascinam. Pode parecer bobagem para uma pessoa leiga, no entanto, ontem, fiquei observando meus alunos em duas atividades rotineiras e sem grandes proporções. Mesmo assim, consegui perceber muito aprendizado...
Enquanto recolhia as atividades dos alunos, uma conversa informal entre Maria Fernanda, Nicole, Talles, Arthur e Rafael, que me chamou a atenção. Eles, por iniciativa própria, tentavam descobrir a quantidade de letras do alfabeto acima do quadro, a conversa tomou conta da sala. Todos contaram, mas Rafael quis conferir... Chegaram a conclusão de que eram 26 letrinhas e consideraram a quantidade muito elevada . Foi o suficiente para me deixar satisfeita com o desenvolvimento dos meus caçulinhas. Alguns já começam a investigar naturalmente, levantar hipóteses, quantificar, descobrir. Isso é ótimo! Significa que a sementinha do saber está sendo plantada adequadamente.
      Também observei como eles estão trabalhando e se divertindo em grupo de forma mais tranquila, organizada e feliz. Para crianças de 3 e 4 anos, que vivem o período do egocentrismo, podemos considerar essa convivência harmoniosa outra grande vitória.
É só conferir as fotos deles no parquinho e no recreio livre que tudo fica claro como água!
Parabéns, turminha! Vocês me encantam e fazem minha profissão valer a pena!"

Um comentário:

  1. Muito obrigada pela atenção e pelo acesso ao nosso blog e pela postagem.Sou professora a 12 anos e amo o que faço! Quando amamos o que fazemos as coisas evoluem para o melhor! Um grande abraço! Voltem a nos visitar!Até a próxima ...

    ResponderExcluir